SUBMETA SEU TRABALHO

Submeta seu trabalho na área do participante.

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PERÍODO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos para anais serão submetidos na sua área de participante até a data:

03 de abril de 2024
MÓDULO DE SUBMISSÃO

Os trabalhos poderão ser enviados nas modalidades:

Comunicação Oral (CO), Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional, Pôster (PO) e E-book

CONHEÇA NOSSOS EIXOS TEMÁTICOS

Os eixos temáticos foram pensados para fornecer ao participante as linhas de pesquisas mais importantes e inovadoras da área! Verifique as ementas e escolha a que mais se adequa ao seu trabalho!

Contempla estudos relacionados à formação inicial e continuada de professores e suas especificidades, apresentando relatos, análises de experiências formativas, de programas (PIBIB, PRP, entre outros) e políticas públicas.
Estudos que contemplem os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos de Ensino e aprendizagem em suas dimensões teórica e/ou práticas e tecnológica; espaços e tempos dentro do processo educativo.
Estudos e pesquisas que discutam políticas públicas e seus reflexos na educação, seus impactos na identidade docente brasileira e na valorização da carreira docente.
Estudos sobre as políticas educacionais e as políticas curriculares ligados às experiências educativas formais e não-formais, e as novas demandas curriculares de formação.
Aborda estudos e pesquisas de ações afirmativas na educação básica e nos cursos superiores com foco em políticas e práticas para formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e promoção da acessibilidade. Contempla questões voltadas a gênero, sexualidade e inclusão escolar e social.
Implementação de práticas inovadoras em diferentes contextos educacionais; Estratégias pedagógicas que integram tecnologias sociais para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem; O impacto das tecnologias sociais na formação de cidadãos críticos e engajados.
Políticas públicas em direitos humanos. Políticas públicas de atendimento, proteção e justiça no direito da criança e do adolescente. Tópicos de direitos humanos e de diversidade cultural. Pluralismo e sua contextualização contemporânea. Interculturalidade. Estudos e pesquisas com ênfase em movimentos sociais na superação da violência e da indisciplina nas escolas.
Estudos e pesquisas que apresentem referenciais, metodologias e práticas voltadas para a alfabetização, e/ou letramento científico. Letramentos múltiplos: implicações para o ensino e aprendizagem de oralidade/leitura/escrita na escola, dentre outros.
Estudos e pesquisas que abordem a educação e as relações étnico-raciais, com foco nos seguintes subtemas: desafios e possibilidades para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/08 na educação básica; os processos de diálogo entre os saberes escolares e os saberes da educação afro-brasileira, indígena e quilombola; compreender a escola como um espaço de convivência da diversidade cultural e a forma como o currículo escolar pode contribuir para o enfrentamento ao racismo; e a relação das políticas afirmativas com a promoção da igualdade racial na educação.

I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP

Novos tempos, novos ares: Trilhando perspectivas outras para a formação docente nos programas institucionais PIBID e PRP